Encontre o que pesquisa

quinta-feira, 2 de abril de 2015

~ Páscoa, Santa Ceia, morte e ressurreição de Jesus Cristo

Postado por Yasmin Lima às 00:42
Hoje quero falar de...

Páscoa, Santa Ceia, morte e ressurreição de Jesus Cristo

A páscoa está se aproximando, então, nada melhor que falar sobre o real sentido da páscoa que vem sendo modificado ao longo dos séculos.

A páscoa é a festa em que os israelitas comemoram a libertação dos antepassados da escravidão do Egito.

O Senhor falou para Moisés e Arão que no décimo dia primeiro mês, que é o mês de adibe, (também chamado de Nisã, que é o mês que vai de meados de Março a meados de Abril)
Eles deveriam pegar um cordeiro (um por família) e guardar até o décimo quarto dia deste mesmo mês para ser sacrificado durante a tarde. 

A noite deveriam comer carne assada, pães sem fermento com ervas amargosas.
Os pães deveriam ser sem fermento para relembrar a pressa que os israelitas tinham em sair do Egito e as ervas amargas para lembrar o quão ruim e amarga foi a vida que eles levaram de escravidão no Egito. (Exôdo 12) (Bíblia de Estudo NTLH - SBB)


Com o passar dos séculos as pessoas começaram a atribuir outros tipos de costumes para essa data e um deles é : Os famosos e deliciosos ovos de páscoa.

As pessoas nessa data, costumam trocar ovos de chocolate de presente

E outro símbolo é o coelho que representa a fertilidade.

No novo testamento, nos livros de Mateus, Marcos, Lucas e João, encontramos relatos de que Jesus comemorou a  páscoa seguindo o que Deus havia instruído no velho testamento.

No primeiro dia da Festa dos Pães sem fermento, após comemorarem a páscoa, Jesus instituiu a ceia do Senhor e explicou que deveriam sempre cear em memoria dEle.

A ceia consiste em pão que representa a carne de Cristo e o vinho que significa seu sangue derramado na cruz.

A analogia que costumam fazer a respeito da Páscoa no Antigo e no Novo testamento, é que, segundo o AT na comemoração da páscoa, sacrificavam carneiros sem mácula. Já de acordo com o NT, Jesus foi crucificado durante as festividades da páscoa, logo entende-se que o cordeiro é Ele.  Ele que foi sacrificado, teve seu sangue derramado e mesmo sem pecado algum, levou sobre si todos os pecados da humanidade para nos salvar, cumprindo assim o que os antigos profetas haviam profetizado.

"|Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.
Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.
Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido.
E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca.
Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão.
Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si.
Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.|" (Isaías 53:4-12)

As pessoas costumam confundir a Páscoa com a Santa Ceia.

A páscoa é a comemoração a libertação dos israelitas da mãos de Faraó, não é a comemoração da Morte e Ressurreição de Cristo.

A comemoração da morte e ressurreição de Jesus Cristo, acontece durante a celebração da Santa Ceia do Senhor.

A Santa Ceia representa uma aliança com o Senhor,  feita através de seu filho, que veio a Terra, se fez carne, se fez homem, sofreu, morreu, ressuscitou, foi ao inferno  e está sentado a destra do Deus Pai.

Ele é o caminho, a verdade e a vida e só chegaremos ao céu através dEle. 

Tanto a Páscoa, quanto a Santa Ceia, representam um momento de transição, libertação e transformação. A páscoa onde os israelitas se tornam livres da escravidão e a Santa Ceia onde somos livres de todo pecado  e da morte através da morte e ressurreição de Jesus Cristo.

E para finalizar, uma música e um vídeo para relembramos o que Jesus sofreu por nós:
Graça e paz e até o próximo post.

Siga-me:
Facebook: https://www.facebook.com/yasmin.lima2

Instagram: @yaas.lima


snap👻:yasmiin.liima

Curta a página no facebook e fique por dentro das novidades:
https://www.facebook.com/hojequerofalarde?fref=ts

Curta também: Um momento, um versículo: https://www.facebook.com/ummomentoumversiculo?fref=ts


0 comentários:

Postar um comentário

 

Hoje quero falar de... Template by Ipietoon | Template - Dir